domingo, 26 de junho de 2011

Acabou...

Essa foi a XIII Festa Nacional do Pinhão, e esse foi o Blog do Rosário fazendo a cobertura da festa!

Chegou ao fim mais uma Festa do Pinhão

Após 11 dias, a 23ª Festa Nacional do Pinhão encerrou na noite deste (domingo 26). O público participou de 170 shows distribuídos na Arena Pinhão, Palco Nativista, Palco Cultural e Recanto do Pinhão, instalado no Calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages.


Apresentações artísticas e culturais, exposições e feiras, fizeram a diversão de famílias e amigos que passaram pelo Parque Conta Dinheiro. De acordo com o secretário de administração, Antônio César Alves Arruda, a festa foi um sucesso. “Nós só perdemos para a chuva que dificultou a vinda de mais pessoas. Deu mais de 130mm de chuva, é mais do que o esperado para o mês inteiro. Não dependeu da organização”, diz o presidente da comissão organizadora.


Ele ressalta que em 11 anos, em que faz parte da organização, foi a única vez em que choveu em nove dos 11 dias da festa. Mesmo com chuva, na sexta-feira (24) e sábado (25) foram contabilizadas cerca de 45 mil pessoas. Houve quem permacesse de capa de chuva do início ao fim do shows de Claudia Leitte e da dupla João Bosco e Vinícius.


Em relação ao custo de ingresso, ele diz que 80% das pessoas ou não pagaram ou pagaram meio ingresso. Menores de 10 anos não pagaram, até 18 e acima de 60 pagaram meia entrada.
“Nenhum evento no estado tem essa grade de programação e esses valores”, diz Arruda. Ele afirma que as pessoas que se organizam conseguem participar da Festa Nacional do Pinhão.


“A festa foi bem bacana, bastante frio. Viemos no domingo porque não trabalhamos. Mas sempre participamos”, diz Nadir Terezinha da Rosa, que veio de São Joaquim. Arruda diz que o que poderia ser feito de cobertura para proteger da chuva e frio, foi feito nesta festa. “Hoje tem espaço coberto para 5 mil pessoas e três ruas cobertas. A arena é inviável economicamente estar coberta para 11 dias. Esperamos que não aconteça nos próximos anos”, diz.


Ano que vem a 24ª edição já tem data. Será entre 31 de maio e 10 de junho. Em outubro, a festa começará a ser idealizada novamente. “A festa depende do feriado de Corpus Christi, quando há a possibilidade da cidade ficar mais cheia de visitantes”, conclui o presidente da CCO.


Juselina Vieira Goulart participou vários dias da festa. “Para mim, foi excelente, mas deveria ser mais gauchesca. Senti falta do tradicionalismo porque o lageano tem muito disso”. Ela também afirma que em termos de organização, a festa está cada vez melhor. “Os shows poderiam ser mais tradicionalistas e menos sertanejos. A gastronomia esteve ótima”, ressalta Goulart.




sábado, 25 de junho de 2011

No último dia de festa tem

Sábado tem


Claudia Leitte, muita gente, muita chuva, e principalmente muita festa


Público de 21.613 pessoas curtiu a festa na noite de Claudia Leitte. 
Parecia que tinha mais gente, mas o público da sexta-feira na Festa do Pinhão foi de 21.613 pessoas.
A baiana Claudia Leitte enlouqueceu no palco nacional e segurou os fãs mesmo debaixo de muita, mas muita chuva.


A enxurrada não espantou o público do show. Para uns a chuva não foi empecilho, para outros se tornou animado… Era tanta água que chegou a formar poças. Mas quem nada, não tirou o brilho do show da baiana que, pela segunda vez, tocou com chuva em Lages.
Neste sábado é a vez da dupla de sertanejo universitário João Bosco e Vinícius fazer o maior show.
O mato-grossense João Bosco, de 29 anos, e o sul-mato-grossense Vinícius, 30, subirão ao palco nacional também a partir da 0h30min para cantar sucessos como Chora me liga, Hoje eu quero te amar e Não quer falar, além de músicas do novo CD, como Abelha, Quero paz, Louca sentimental e Quem dá as cartas sou eu.
Já no domingo, encerrando a festa, a principal atração será a também dupla sertaneja Cezar e Paulinho.
Os irmãos de Piracicaba (SP) cantarão os sucessos de 34 anos de carreira a partir das 19h30min. No domingo o Parque Conta Dinheiro abre às 13h e a entrada será gratuita.
Os turistas que partirem do Litoral pela BR-282 devem prestar atenção aos dois acessos para o parque – um deles obrigatório para os ônibus – localizados dois quilômetros após o aeroporto de Lages. Placas indicativas e policiais rodoviários orientam os motoristas nestes locais.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cláudia Leite é a grande atração da noite de sexta-feira

O show de Cláudia Leite, na noite desta sexta-feira, na XXIII Festa Nacional do Pinhão é mais uma apresentação de sua turnê nacional – Cláudia Leitte Tour 2011.

A cantora baiana vem a Lages com uma mega-produção. Cerca de 40 pessoas trabalham para que o show seja sucesso de palco. E isto tem ocorrido em todos os recantos do país onde ele tem se apresentado.


Segundo informação repassada pela assessoria de imprensa da artista, “no palco, Claudia traz sua banda completa e seis bailarinos. Ao interpretar grandes sucessos que estão entre os mais tocados nas rádios de todo o Brasil, como FamoSa, Trilhos Fortes e Água, a cantora surpreende pela performance no palco. Trocas de figurino, cenário projetado em painel de Led de 40 metros estão entre as surpresas do show Claudia Leitte Tour 2011”.

Resta saber agora como a animada baiana se comportará no palco batizado de Arena Pinhão, em pleno inverno. Mas uma coisa é certa, o característico calor humano do público da Festa do Pinhão irá espantar o frio e interagir com a energia contagiante de Cláudia Leite. Show imperdível! 

Programação completa do Arena Pinhão (24-06)

Drop’s & Rock ‘n Roll (21h30)

Lenzi Brothers (22h30)

Zawaju’s (23h30)

Cláudia Leite (00h30)


Dia de pagode na Festa do Pinhão


O grupo Jeito Moleque se apresenta nesta quinta-feira, 23 de junho, na XXIII Festa Nacional do Pinhão. Será o show nacional trazido pela organização para agradar não só os pagodeiros, mas um público diversificado, que gosta de curtir e dançar.

O "Jeito Moleque" nasceu em Santana, Zona Norte de São Paulo (SP), em 1998, quando, após as partidas de futebol jogadas em um clube do bairro, os cinco amigos de infância, Bruno, Carlinhos, Felipe, Rafa e Alemão, se aproximaram dos músicos que tocavam no local e começaram a formar um grupo de pagode universitário, gênero conhecido por misturar influências da música pop com o samba.

O grupo começou a tomar forma profissional no final de 1998, e daí para a frente, foi só crescimento e identificação com o público. Em 2009, o Jeito Moleque gravou o CD e DVD: 5 Elementos, com as participações especiais de Demônios da Garoa, Thiaguinho do Exaltasamba, Grupo Revelação, Tati Portella do Chimarruts e Walmir Borges.

O show ocorrerá na Arena Pinhão, a partir da 1h da madrugada. Antes, ocorrem apresentações da Oficina do Rock, Keoma, Markinhos Costa & Banda e Tchê Garotos.


Mesmo de baixo de chuva público comparece no show de Jota Quest





foto: Lucas Neves

quarta-feira, 22 de junho de 2011

“O PRIMEIRO CANTO” VENCE 19ª SAPECADA DA CANÇÃO NATIVA

A Milonga “O Primeiro Canto”, de Sergio Carvalho Pereira (letra) e Roberto Borges (música), defendida no palco por Luis Marenco e Xiru Antunes, venceu a 19ª Sapecada da Canção Nativa Nacional, levando o Troféu de 1º lugar e a quantia de 12 mil reais, nesta terça, 21 de junho, na XXIII Festa Nacional do Pinhão. É a quinta vez que Luis Marenco vence o Festival da Sapecada. 
Outra Milonga, “A Memória da Pedra”, de Gujo Teixeira (letra) e Cristian Camargo (música), interpretada por Marco Aurélio Vasconcellos, Marcelo Oliveira, Luis Marenco e Joca Martins, levaram o Troféu de 2º lugar e cinco mil reais; e o Chamamé “O Mesmo”, de Fábio Maciel e Mateus Neves da Fontoura (letra) e de Juliano Moreno (música) , defendida por Marcelo Oliveira, conquistou o troféu de 3º lugar e mais a quantia de 3 mil reais. 
O público vibrou enquanto torcia por suas canções preferidas acompanhando atentamente o desfile de composições nativistas no Palco Nativista da Festa do Pinhão. A coordenadora do Festival, Carla Arruda avaliou o evento de forma muito positiva: “o Festival saiu afinadíssimo, com músicas de altíssima qualidade, belíssimos trabalhos, letras, fundamento e melodias bem arranjadas e bem colocadas, além dos melhores intérpretes do sul do Brasil!! Com certeza, a Sapecada foi um sucesso!!
O Vanerão “O Aço do Tempo”, de Renato Gomes e Fabrício Costa mexeu com o público e foi escolhido como composição mais popular da Sapecada Nacional, titulação já conquistada no domingo, na Sapecada da Serra Catarinense. 

A comissão julgadora premiou ainda as seguintes composições:

Melhor tema sobre a região serrana: Infância
Melhor tema Campeiro: O Mesmo 
Melhor Conjunto Vocal: Romanceira
Melhor Arranjo: O Primeiro Canto
Melhor Melodia: Feito Alpargata
Melhor Letra: A Memória da Pedra
Melhor instrumentista: Aluísio Ronckemb
Melhor intérprete: Luís Marenco


domingo, 19 de junho de 2011

Domingo de entrada franca na Festa do Pinhão

Hoje portões abertos com entrada franca  e o povo vai dançar com o  sertanejo universitário de Xandy Correa e o bailão de Oswaldir & Carlos Magrão. 

Além dos shows o público também poderá curtir a 11ª Sapecada da Serra Catarinense. 

Uma lista de 14 músicas concorrentes à décima primeira edição da Sapecada da Serra Catarinense será apresentada ao vivo, na noite deste domingo, a partir das 20h30, no Palco Nativista.
A comissão de jurados irá escolher três canções e os profissionais de imprensa presentes ao evento irão eleger a música mais popular do festival regional. Estas quatro escolhidas se classificam para a 19ª Sapecada da Canção Nativa, nas noites de segunda-feira (20-06) e terça-feira (21-06).
As canções da sapecada regional, classificadas em 2º e 3º lugar, sobem para a lista das 16 canções concorrentes à fase eliminatória da 19ª Sapecada da Canção Nativa, na noite de 20-06.
Estarão automaticamente classificadas para a grande final da 19ª Sapecada, a canção vencedora da sapecada regional e a canção eleita a mais popular.

Victor e Leo embalaram os corações apaixonados na Festa do Pinhão



“Esta não é a terceira vez que a gente vem a Lages, é a melhor vez que estivemos aqui. Mais uma vez saboreamos o pinhão.” 
 “A dupla não tem fã em Lages. Nós somos fãs de Lages… Lages foi um exemplo para o Brasil”. Finalizou Victor.
Foram mais de duas horas de show, o suficiente para encantar e emocionar muitos apaixonados. Músicas de composições próprias e de outros artistas clássicos da Música Sertaneja.



O Show da dupla Victor e Leo mais uma vez lotou o parque Conta Dinheiro nesta noite de sábado. Mais uma vez os irmãos Mineiros levaram uma multidão à festa. Segundo a Comissão Organizadora, foi recorde de pagantes nessa edição.



sábado, 18 de junho de 2011

Victor e Leo são a grande atração deste sábado na Arena Pinhão

O show nacional da dupla Victor & Leo, que ocorre hoje na Arena Pinhão, deverá levar grande público ao Parque de Exposições Conta Dinheiro neste sábado, terceira noite da XXIII Festa Nacional do Pinhão. 
Os portões serão abertos por volta das 19hs. A programação prevê três apresentações no Palco Cultural, a partir das 20h30: Vivace Camerata; Nayara Ventura e Daniel Lucena; No Palco Nativista, as apresentações iniciam às 21 hs, com Daniel Silva; Na seqüência, às 22 horas, ocorre o show Éder Goulart; às 23 hs show com Elton Saldanha e a partir da meia noite Baile com Pedro Valderas & Grupo Chimango.
Os shows na Arena Pinhão iniciam às 21h30, com o 33,3%. Em seguida, ocorrerão os shows com André & Vinicius às 22h30; e Chuvarada & Garoinha às 23h30. Na seqüência, por volta da meia noite e meia, ocorrerá o grande show da noite, com a dupla Victor & Leo. 

Com certeza, a dupla apresentará novas composições, mas também fará a alegria do público cantando sucessos como “Fotos”, Tem que Ser Você”, “Fada”, “Vida Boa”, “Sinto Falta de Você”, “Amigo Apaixonado”, “Lembranças de Amor”, "Borboletas", "Deus e Eu no Sertão" e "Nada Normal".
Devido a um estilo próprio e inovador, a dupla possui um público muito variado. Pessoas de todas as idades, classes e gostos integram uma multidão que se forma aonde vão. Recordistas de público em diversos lugares, em shows isolados ou feiras, seja no sul ou norte do país, a dupla levou aos shows, cerca de 7 milhões de espectadores, de 2007 a 2009, passando com ingressos esgotados, pelas 27 capitais do Brasil. Por esta impressionante marca, alguns contratantes se referem à dupla como “O Fenômeno da Música”.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Latino cai no palco durante apresentação na Festa do Pinhão

O cantor Latino abriu na noite desta quinta-feira a sequência de shows nacionais que irão brindar quem for a 23ª Festa do Pinhão em Lages, na Serra Catarinense.

Em uma apresentação gratuita, o cantor animou o público com sucessos como Festa no apê e Renata.

A animação foi grande, também, por parte de Latino que, durante uma coreografia escorregou e caiu no meio da apresentação. As informações são do blog Holofote.

Após o show, o cantor comentou a queda no twitter:

— Não vou mentir para vocês.. machuquei muito a mão na hora do tombo. Aff.. A neblina no palco me F***DEU! Tomara que ninguém tenha filmado o tombo.

Mas o apelo de Latino não foi atendido e o tombo não só foi registrado como postado no Twitter.

Vale a pena conferir.

Show do Latino atraiu mais de 35 mil pessoas…

Estava previsto 15 mil mas o Show Nacional com o cantor Latino atraiu mais de 35 mil pessoas para o parque de exposições Conta Dinheiro ontem, no primeiro dia de Festa do Pinhão.
O Show começou meio parado e com problemas no microfone do cantor, mas logo depois a falha foi resolvida e aí sim ele mostrou seu gingado e muita animação no palco.
Tanto que ficou no palco cantando por quase duas horas e meia, ultrapassou cerca de 45 minutos do previsto.
No repertório cantou, dançou e rebolou seus maiores sucessos como ” Renata” , “Amigo Fura Olho “,  “Me Leva”  e claro a mais aplaudida e esperada da noite ” Festa no Ape”.

Latino cantou seus maiores sucessos. Foto: Schaina MarconFoto: Schaina MarconMais de 20 mil pessoas assistiram o Show do cantor Latino em Lages. Foto: Kleber Pizzamiglio

Festa do Pinhão inicia com expectativa de atrair 400 mil

Lages, 17/06/2011, Correio Lageano
  
Os portões do Parque de Exposições Conta Dinheiro abriram nesta quinta-feira, para o início da 23ª Festa Nacional do Pinhão, que segue até o dia 26. A festa custará R$ 5 milhões. O governo federal investirá R$ 700 mil, R$ 2,8 milhões virão da bilheteria do parque e R$ 2,8 milhões de patrocínios privados.
  
O governo estadual repassou o maior valor dado para a festa até hoje, R$ 500 mil. A verba é descentralizada, e vem através do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura. A expectativa é de atrair pelo menos 400 mil pessoas, nos 210 shows de diversos estilos, que animarão o público durante o evento.
  
Nesta quinta-feira, a principal atração foi o cantor Latino que cantou os sucessos de seus 13 discos. Os cantores Daniel Torres e João Luis Corrêa abriram os shows no palco nativista. Hoje, o palco nacional recebe a dupla sertaneja Bruno & Marrone, a zero hora e 30 minutos. O evento terá ainda um dos maiores festivais tradicionalistas, a 19ª Sapecada da Canção Nativa, que começa dia 20 (segunda).
  
O governador Raimundo Colombo entregou uma ordem bancária no valor de R$ 500 mil, ao prefeito Renato Nunes de Oliveira. “O Estado é parceiro da Festa do Pinhão, pois se trata de um dos principais eventos do sul do Brasil, que atrai um grande número de pessoas, movimentando a economia de forma significativa e elevando o nome da região serrana”, salientou Colombo.
  
Na abertura da festa, o governador manifestou a alegria de ser lageano e ver a cidade crescer. “Juntos, vamos construir uma Lages melhor. Estou muito orgulhoso de ver a nossa cidade ser um ponto de atração tão grande durante esses dias. Quero cumprimentar todos os artistas que vão se apresentar na festa, a rainha e as princesas; e o prefeito Renato”, coloca.

O prefeito Renato Nunes de Oliveira, lembra que dos 11 dias de festa, cinco a entrada é gratuita, possibilitando a participação de todos os lageanos. “A festa pertence a todos os lageanos que como eu devem estar orgulhosos em poder receber milhares de turistas que por aqui estarão. São cinco dias de portões abertos para que nossa população também participe. Além disso, temos o recanto do pinhão com ótimas atrações e que ajuda as entidades beneficentes”, declara.

No ano passado, parte dos recursos prometidos não chegaram aos cofres da prefeitura. O evento que, inicialmente, tinha dado lucro, apresentou déficit. Em função disso, a prefeitura necessitou investir mais do que o esperado. Porém, este ano o prefeito afirma que os recursos estão garantidos.
  
“Os recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual já estão garantidos, isso nos dá a tranquilidade para trabalharmos nos 11 dias de festa, e podermos cada vez mais fazer uma festa melhor”, ressalta.
  
O prefeito destaca que a festa movimenta a economia da cidade, através do comércio e rede hoteleira. “Nossos hotéis estão lotados, nosso comércio faz bons negócios, e a alegria está no rosto das pessoas”, completa.


Professores se manifestaram na festa
  
Antes da abertura da Festa Nacional do Pinhão, professores de Campos Novos se manifestaram diante do governador Raimundo Colombo. Eles diziam em coro: “É greve, é greve, é greve, até que o Colombo pague o que nos deve!”.
  
O governador ficou visivelmente constrangido diante da manifestação, e seguiu em direção ao palco alternativo para participar da abertura oficial da festa. A professora e coordenadora do comando degreve de Campos Novos, Sônia Aparecida Sutil, enfatiza que o manifesto foi para demonstrar o descontentamento diante das propostas apresentadas pelo governo.
  
Diante do palco alternativo, a dirigente do Sinte de Lages, Maria de Lourdes Kumm e algunsprofessores, faziam uma manifestação pacífica. “Não temos o direito de estragar o brilhantismo dessa festa que é tão importante para a nossa cidade”, ressalta.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Começa nesta quinta-feira a 23ª Festa do Pinhão no Parque Conta Dinheiro

Às 19h desta quinta-feira os portões do Parque de Exposições Conta Dinheiro estão abertos para sediar a maior festa gastronômica e cultural do Brasil. A abertura oficial do evento acontece às 20h30m no palco nativista. Estarão presentes o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o prefeito de Lages Renato Nunes de Oliveira.

A primeira atração também acontece no palco nativista. O cantor, gaúcho de fato, nasceu na fronteira, em Santa Vitória do Palmar, município no qual está o Arroio do Chuí, ponto mais extremo ao sul do País. Daniel Torres é filho de mãe argentina e pai chileno, foi alfabetizado em espanhol, língua em que compõe a maioria de suas canções.

Depois do show de Daniel Torres, o palco nativista recebe o cantor João Luiz Corrêa, que começa a meia noite. No Arena Pinhão, a festa começa com o show da banda de São Joaquim, Prototop Cabala, às 21h30m.

Uma hora depois, começa o show da dupla Daboit & Cezinha, que mostrará aos presentes um showdo estilo Sertanejo Universitário. Às 23h30m, Latino sobe ao palco para fazer o principal show da noite, com hits como “Me leva”, “Festa no apê” e “Cátia Cachaça”. A entrada para a abertura da 23ªFesta do Pinhão é gratuita.


Latino faz a festa sair do apê e chegar até a Arena Pinhão


O show do cantor começa às 23h30m no palco nacional, na Arena Pinhão. Latino começou a carreira em 1994 com dois sucessos. Seu estilo, à época, incluia uma barba rala, roupas de couro e muita dança. O hit “Me leva” levou o artista ao estrelato, alcançando o primeiro lugar nas paradas.

O hit foi seguido com músicas como “Só você”, também de 1994 e “Sem você”, de 1995. Depois dessa época, o cantor entrou no ostracismo midiático, e só voltou a fazer parte das páginas da imprensa quando namorou a cantora Kelly Key, em 2002, com quem teve um filho.

Depois largou o estilo romântico que o caracterizou no início de carreira e, após o fim do namoro com Kelly Key, lançou o maior sucesso de sua carreira: “Festa no apê”. A música é versão de “Dragostea Din Tei”, da banda Romena O-Zone. O hit veio seguido de “Renata” e “Cátia Cachaça”, que também alcaçaram o topo das paradas brasileiras.

Entre outras músicas famosas do artista estão o hit “Sem Noção”, onde balbucia palavras rapidamente e “Amigo Fura Olho”, de 2008, última canção à chegar no topo das paradas.


Meio milhão do governo para a Festa


Na abertura da Festa do Pinhão, o governador Raimundo Colombo (D) assinará para o prefeito Renatinho, um convênio do Funcultural para o investimento de R$ 500 mil. O dinheiro complementará o orçamento da festa, que prevê gastos de até R$ 4 milhões, mesmo valor da edição de 2010.

Festa do Pinhão é paga com dinheiro de fundos culturais, patrocínios de empresas e da prefeitura municipal, além de arrecadação com venda de ingressos e passaportes e de locação de espaços para o comércio.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia 24/06 - sexta-feira - Claudia Leitte

Recanto do Pinhão abre neste sábado

Neste sábado, 11-06, começam as atividades do Recanto do Pinhão, no calçadão central da cidade. A abertura oficial ocorrerá às 10h30 horas com as presenças do prefeito Renato Nunes de Oliveira e da rainha e princesas da Festa. 


Membros da comissão central organizadora (CCO), também estarão presentes à abertura do Recanto do Pinhão, entre eles o presidente da CCO, Antonio Arruda, e o superintendente da Fundação Cultural de Lages e coordenador das atividades do Recanto, João Carlos Matias. 
No Recanto do Pinhão serão 15 dias de apresentações artísticas e culturais - de 11 a 25 de junho. 


Funcionará, aos sábados pela manhã, e, aos domingos, e nos dias de semana, à tarde e à noite. Pratos e bebidas típicas da gastronomia da Serra Catarinense serão vendidos em boxes administrados por entidades filantrópicas.


A instalação física do Recanto consiste de uma casa de recepção aos turistas, boxes de gastronomia e de um palco, onde serão apresentados shows musicais com grupos radicados na região serrana, além de apresentações artísticas e culturais de grupos teatrais da cidade. “Esta é uma forma de valorização dos talentos artísticos locais”, ressalta o coordenador do Recanto, João Carlos Matias.


O primeiro show será com Éder Goulart – músico nativista lageano. Ele se apresentará logo após a solenidade de abertura – na manhã de sábado. Uma das principais atrações do Recanto será a apresentação do Galpão Crioulo, com o apresentador Neto Fagundes (RBSTV Porto Alegre), no dia 23 de junho, às 17h30.


O acesso ao Recanto, instalado no calçadão central de Lages, é livre ao público em geral. Durante os 15 dias de festividades, neste local, haverá shows de música estilo nativista-gaúcho.
Com o Recanto do Pinhão Lages entra, definitivamente, no clima da maior festa gastronômica e cultural do Sul do Brasil.